O Facebook é actualmente a maior rede social, no que diz respeito a utilizadores mas, é bem mais do que apenas uma rede social para manter o contacto com os amigos. Hoje em dia é como um mercado mundial, onde é possível ficar a saber (praticamente) tudo, sejam notícias ou produtos (até já é possível fazer compras através do próprio Facebook).
Como em qualquer mercado tradicional, o que interessa é sermos ouvidos pelo nosso público. Nos mercados quem gritar mais alto e tiver a frase mais engraçada, provavelmente, ganhará maior audiência. No Facebook, quem tiver o conteúdo mais interessante e uma maior e melhor relação com o seu público, ganhará mais audiência.
Também, tal como nos mercados, existem maneiras de aumentar o seu público para além dos clientes. Nos mercados os comerciantes pagam mais por uma banca com maior exposição, no Facebook as marcas pagam mais por uma maior exposição dos seus conteúdos.
Existem então duas maneiras de partilhar conteúdo no Facebook. Ao gerir qualquer página de redes sociais de uma empresa, há que ter em conta o tipo de abordagem a ter, em relação ao tipo de alcance que se pretende para as publicações: Orgânico ou Pago.
Um post orgânico é aquele que alcança o público da página através de medições, feitas pelo próprio Facebook, onde é determinado a relevância do post para o público da página. Na primeira hora em que o post é lançado, este apenas aparece a cerca de 1% do público da página. O alcance total é depois definido consoante as interacções que o público da página tenha com o post ou seja, quanto mais interessante e relevante for o conteúdo, maior será o seu alcance orgânico.
Em contrapartida, os posts patrocinados não dependem apenas do conteúdo e da sua relevância para o público. Ao patrocinar um post, é definido logo à partida o alcance máximo que esse post terá, sendo também possível fazer uma segmentação do post por faixa etária, sexo, localização geográfica, entre outros. O alcance total será definido pelo alcance patrocinado e pelo alcance orgânico, que também é contabilizado.
Existem vários tipos de abordagem que podem ser aplicados a uma estratégia de redes sociais mas há que ter em conta os objectivos da marca e a fase da “vida” em que esta está.
Se falarmos de uma página criada recentemente faz todo o sentido utilizar os posts patrocinados, numa fase inicial, para servir de alavanca para o desenvolvimento da página. Não quer dizer que seja impossível desenvolver uma página organicamente mas é um processo mais moroso e com resultados mais imprevisíveis. Por outro lado, uma página que já tenha uma base de seguidores sólida, terá menos necessidades de investir em publicações pagas visto que, ao ter essa base mais sólida, significa que os seus conteúdos são relevantes e têm interacções por parte do seu público, o que fará com que o alcance da publicação seja maior.
A estratégia mais indicada, tendo em conta um crescimento da página desde a sua criação, será a que utiliza posts patrocinados no início, sempre com conteúdo relevante e de qualidade, para começar a construir a sua base de seguidores e, aos poucos, passar a utilizar apenas posts orgânicos, com excepção de ocasiões especiais onde o objectivo seja chegar ao maior número de pessoas possíveis (novos produtos, eventos, informações importantes, etc…)