Entre Janeiro e Junho de 2014 a Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem 181.890 toneladas de resíduos de embalagens, o que fez notar um crescimento de 8% face ao mesmo período do ano 2013. Este crescimento deve-se ao gesto de todos separando os resíduos e dando encaminhamento adequado.
Luís Veiga Martins, Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde, afirma que o compromisso de sermos uma “sociedade de reciclagem” depende do apoio de todos, nomeadamente da população e dos sistemas municipais.
Nos resíduos de embalagem de origem doméstica, pequeno comércio e HORECA, o plástico foi o material que mais se destacou em termos de crescimento (25%), seguido pela madeira (20%). “A reciclagem de embalagens é fundamental para aproveitar as oportunidades geradas pela economia circular. O circuito de reciclagem representa 71 milhões de euros de impacto anual directo no PIB. É imprescindível que este sector continu a contribuir para a economia, o ambiente e a sociedade.”, diz Luís Martins.
Em relação ao fluxo não urbano – industria e comércio – foram encaminhadas para reciclagem 145.675 toneladas de resíduos de embalagens nos primeiros seis meses do ano, o que representa uma diminuição de 5% em relação ao ano passado no mesmo período.
No total dos dois fluxos, a Sociedade Ponto Verde, encaminhou para reciclagem mais de 327 mil toneladas de resíduos de embalagem o que assinala um crescimento de 2% em relação ao ano passado.