Depois de vários anos a trabalhar para os projectos mais dispendiosos no seu país, o arquitecto japonês Shigeru Ban começou a questionar a sua contribuição para a sociedade e decidiu dar outra direcção à sua carreira para um público alvo bastante diferente. Shigeru decidiu criar e construir abrigos de emergência feitos de papel, que ajudam as pessoas necessitadas em desastres humanitários e catástrofes naturais.
Estas construções em papel precisam de ser rápidas, fáceis,duradouras e seguras contra todos os riscos da natureza, sendo necessário serem baratas o suficiente para serem acessíveis a populações carenciadas. E trata-se de material simples, pois a principal componente na constituição dos abrigos é tubo de papelão.
Há quase 30 anos que Shigeru Ban ficou surpreso ao descobrir o quão resistentes poderiam ser a elementos com a água e ao fogo, durante a realização de alguns testes de resistência. Para além disso, os abrigos são baratos, fáceis de transportar mesmo para zonas complicadas, são versáteis e, curioso, extremamente duradouros. Uma fonte perfeita de material de construção feita de papel, que confere uma certa “dignidade” à construção através de privacidade e abrigo que oferece.